GRATUITO

Junho a Agosto de 2022

festival

TUDO É JAZZ

Tudo é Jazz abre programação comemorativa dos seus 20 anos.

O Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto – Tudo é Jazz completa 20 anos em 2022, sendo o festival de Jazz mais antigo de Minas Gerais, um dos maiores do gênero no país e eleito entre os 10 melhores festivais de jazz do mundo pelo selo de qualidade da prestigiada revista norte-americana Down Beat.

Com patrocínio da Gerdau, a programação nacional e internacional está marcada para acontecer entre os dias 30 de julho e 7 de agosto, em Ouro Preto. E, nesta edição comemorativa, o Tudo é Jazz expande as atividades para outras cidades, levando oficinas formativas, rodas de conversa, palestras com nomes como Ronaldo Fraga, além de pockets shows, durante os meses de junho e julho, para mais seis municípios e distritos mineiros, incluindo: São Gonçalo do Bação (distrito de Itabirito), Miguel Burnier (distrito de Ouro Preto), Ouro Branco, Moeda, Catas Altas, Congonhas e Ouro Preto.

Belo Horizonte também terá ações do Tudo é Jazz entre os dias 13 e 30 de julho.

Toda a programação é gratuita.

Essa 20ª edição do Tudo é Jazz faz homenagem à sua idealizadora, Maria Alice Martins (agosto 1951 – novembro 2020) e tributo a Frank Sinatra. Assina a curadoria do festival o pianista e compositor Tulio Mourão e a direção geral é de Rud Carvalho.

“Nesta edição faremos presença numa considerável diversidade de cidades, espaços e ambientes e a curadoria busca compor conteúdo para palcos, praças, teatros, salas de aula e espaços diferenciados, como a sombra de uma amendoeira, num pequeno distrito do interior. A partir da análise e reflexão sobre as comunidades impactadas pelo festival, nasceu o desejo de ampliar e fortalecer o evento, levando diversas atividades gratuitas ao público. As localidades são contempladas tendo em vista seu perfil social, contexto histórico, geográfico, demografia, necessidades e expectativas”, explica o curador Tulio Mourão.

Há mais de três décadas em Minas Gerais, a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, patrocinou a 1° edição do festival, ainda em 2002. “Voltamos nessa edição especial do Tudo é Jazz, celebrando a trajetória do gênero musical no Estado e proporcionando à sociedade mineira a oportunidade de apreciar música de altíssima qualidade”, comenta Wendel Gomes, diretor executivo da Gerdau. “Pela primeira vez, o festival sai da sua cidade natal de Ouro Preto para levar oficinas, shows e conhecimento para outros municípios mineiros, onde a Gerdau mantém suas operações”, completa.

Pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, o Tudo é Jazz é apresentado pela Gerdau e conta também com o aporte do Instituto Cultural Vale. A Gerdau também é patrocinadora do festival por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O Tudo é Jazz conta ainda com apoio das Prefeituras de Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas e Itabirito.

Para as oficinas, masterclass e palestras é necessária a inscrição prévia, que deve ser feita pelo email:

  • tudoejazzoficinas@gmail.com ou pelo Whatsapp: (31)99793-5254.
  • Mais informações pelo perfil @tudoejazz.

Belo Horizonte também terá ações do Tudo é Jazz entre os dias 12 e 30 de julho, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade. A programação será divulgada em breve, assim como a programação principal do Tudo é Jazz, a se realizar em agosto, em Ouro Preto.

HISTÓRIA

TUDO É JAZZ

O Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto – Tudo é Jazz é um evento artístico-cultural de música que acontece anualmente, na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. O Festival promove intercâmbio entre os mais variados estilos de jazz do Brasil e do mundo e já trouxe para o Brasil mais de 1.500 músicos que se apresentaram em teatros, praças públicas, cortejos, workshops e pocket shows.

Esse ano, o festival fará uma homenagem a sua fundadora, Maria Alice Martins, falecida em 2020, e faz um tributo a Frank Sinatra. Assina a curadoria o pianista e compositor Tulio Mourão e a direção geral é de Rud Carvalho. O Tudo é Jazz reúne a tradição e a inovação, conectando artistas de gerações e nacionalidades distintas, levando ao público o que há de mais relevante na música produzida atualmente, não apenas no Brasil, mas também em outras partes do mundo. O urbano, o clássico e o contemporâneo se encontram neste espaço marcado pela pluralidade sonora onde o jazz é o fio condutor.

Mais informações:
Instagram: @tudoejazz

SOBRE

A GERDAU

A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações.

Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 11 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

ASSESSORIA

DE IMPRENSA

Infinita Comunicação: @infinitacomunicacao

  • Renata Gontijo (31) 98897-3998 – renata.infinitacom@gmail.com
  • Aieska Senra (31) 99292-8282 – aieska.senra@infinitacom.com.br
  • Cristiane Araújo (31) 99701-7013 – cristiane.araujo@infinitacom.com.br
  • Christina Lima (31) 99981-4897 – christina@christinalima.com.br

TUDO É JAZZ

apresentação
produção
apoio
patrocínio
realização