GRATUITO

6 DE JULHO A 19 DE NOVEMBRO

festival

TUDO É JAZZ

Tudo é Jazz abre programação comemorativa dos seus 20 anos.

O Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto – Tudo é Jazz completa 20 anos em 2022, sendo o festival de Jazz mais antigo de Minas Gerais, um dos maiores do gênero no país e eleito entre os 10 melhores festivais de jazz do mundo pelo selo de qualidade da prestigiada revista norte-americana Down Beat.

A programação nacional e internacional está marcada para acontecer entre os dias 4 e 7 de agosto, em Ouro Preto. E, nesta edição comemorativa, o Tudo é Jazz expande as atividades para outras cidades, levando oficinas formativas, masterclass, palestras e pockets shows, durante os meses de junho e julho, para mais seis municípios e distritos mineiros, incluindo: Sao Gonçalo do Bação (Itabirito), Miguel Burnier, Ouro Branco, Moeda, Catas Altas, Congonhas, Ouro Preto. Belo Horizonte também terá ações do Tudo é Jazz entre os dias 12 e 30 de julho.

Toda a programação é gratuita.

 

Essa 20ª edição do Tudo é Jazz faz homenagem à sua idealizadora, Maria Alice Martins (agosto 1951 – novembro 2020) e tributo a Frank Sinatra. Assina a curadoria do festival o pianista e compositor Tulio Mourão e a direção geral é de Rud Carvalho.

“Nesta edição faremos presença numa considerável diversidade de cidades, espaços e ambientes e a curadoria busca compor conteúdo para palcos, praças, teatros, salas de aula e espaços diferenciados, como a sombra de uma amendoeira, num pequeno distrito do interior. A partir da análise e reflexão sobre as comunidades impactadas pelo festival, nasceu o desejo de ampliar e fortalecer o evento, levando diversas atividades gratuitas ao público. As localidades são contempladas tendo em vista seu perfil social, contexto histórico, geográfico, demografia, necessidades e expectativas”, explica o curador Tulio Mourão.

O Tudo é Jazz é apresentado pela Gerdau e tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale com
recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. Por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, conta com o patrocínio da Gerdau. O Tudo é Jazz tem o apoio das Prefeituras de Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas e Itabirito.

Para as oficinas, masterclass e palestras é necessária a inscrição prévia, que deve ser feita pelo email:

  • tudoejazzoficinas@gmail.com ou pelo Whatsapp: (31)99793-5254.
  • Mais informações pelo perfil @tudoejazz.

A programação de Belo Horizonte será divulgada em breve, assim como a programação
principal do Tudo é Jazz, a se realizar em agosto.

HISTÓRIA

TUDO É JAZZ

O Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto – Tudo é Jazz é um evento artístico-cultural de música que acontece anualmente, na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. O Festival promove intercâmbio entre os mais variados estilos de jazz do Brasil e do mundo e já trouxe para o Brasil mais de 1.500 músicos que se apresentaram em teatros, praças públicas, cortejos, workshops e pocket shows.

Esse ano, o festival fará uma homenagem a sua fundadora, Maria Alice Martins, falecida em 2020, e faz um tributo a Frank Sinatra. Assina a curadoria o pianista e compositor Tulio Mourão e a direção geral é de Rud Carvalho. O Tudo é Jazz reúne a tradição e a inovação, conectando artistas de gerações e nacionalidades distintas, levando ao público o que há de mais relevante na música produzida atualmente, não apenas no Brasil, mas também em outras partes do mundo. O urbano, o clássico e o contemporâneo se encontram neste espaço marcado pela pluralidade sonora onde o jazz é o fio condutor.

A primeira edição do Festival Tudo É Jazz aconteceu em 2002 e reuniu em Ouro Preto uma verdadeira multidão que acompanhou diversos artistas em um festival inédito para a cidade e um dos primeiros do Brasil. Em seu segundo ano (2003), o festival reuniu artistas do Brasil, Cuba, Nova Zelândia, Argentina e Estados Unidos, incluindo o aclamado John Pizzarelli Trio. Em 2004, o festival recebeu cerca de 100 artistas novos e consagrados do jazz e da música contemporânea.

A quarta edição (2005) aconteceu no Centro de Artes e Convenções da UFOP, mantendo a força do jazz nacional e internacional, apresentaram-se músicos norte-americanos, chilenos, brasileiros e o francês Michel Legrand.

Em 2006, em sua quinta edição, o Tudo é Jazz levou a Ouro Preto 120 músicos, que se dividiram em 27 shows e ganharam as ruas da cidade. 2007 trouxe 23 atrações nacionais e internacionais e um dos maiores nomes do jazz: a maestrina, arranjadora e compositora Maria Schneider.

A 7ª. edição (2008) fez uma homenagem especial a Milton Nascimento e promoveu o reencontro do cantor com o saxofonista Wayne Shorter e o baixista Ron Carter, parceiros em vários de seus discos. A oitava edição do festival (2009) fez uma homenagem ao cinquentenário da morte de Billie Holiday, maior cantora de jazz de todos os tempos.

Em 2010, o festival homenageou o trompetista e cantor Louis Armstrong. Na 10ª edição (2011) a homenagem se dirigiu ao maestro Tom Jobim. Em seu décimo primeiro ano (2012), o festival contemplou atrações dos EUA, França, Israel, Espanha e Brasil. Em 2013, a antiga Vila Rica recebeu mais de 20 atividades culturais, entre shows, workshops, cortejos e exposição de artistas nacionais e internacionais.

Depois de 12 edições em Ouro Preto, o Festival estendeu a programação para o Rio de Janeiro (2014) . Em 2015, em sua 14ª. edição foi marcada pela presença do premiado pianista Eumir Deodato, de 71 anos, considerado personalidade da música brasileira e internacional e o italiano Gianluca Pellerito, de 18 anos. / 2016 – Ano 15. Em 2017, marcou presença o multiartista Eduardo Dussek.

A edição 2018 teve seu lançamento em Belo Horizonte. Já em Ouro Preto, casa do festival, foi homenageado o cantor e compositor Flávio Henrique. 2019 – Ano 18. No ano de
2020, a 19ª edição do festival aconteceu somente de forma on-line, por conta da pandemia. A edição 2021 do festival Tudo é Jazz contou com artistas consolidados do instrumental nacional ao lado de talentos mineiros.

A edição de 2022 comemora os 20 anos do festival com uma programação que abrange Ouro Preto e mais seis cidades.

Mais informações:
Instagram: @tudoejazz

Assessoria de imprensa Tudo é Jazz em SP:
Diogo Locci (11) 99906-0642 – imprensa.diogolocci@gmail.com

Assessoria de imprensa Tudo é Jazz em MG:
Renata Gontijo (31) 98897-3998 – renata.infinitacom@gmail.com
Cristiane Araújo (31) 99701-7013 – cristiane.araujo@infinitacom.com.br 
Infinita Comunicação: @infinitacomunicacao
Coordenação: Ângela Azevedo e Christina Lima

TUDO É JAZZ

apresentação
produção
apoio
patrocínio
realização